quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Alimentação saudável e económica.

Invista em si e na sua alimentação.

Comer bem e de forma equilibrada é um dos melhores investimentos que pode fazer para a sua saúde.

Uma alimentação saudável não tem necessariamente de estar desligada dos prazeres da vida. A receita para comer bem passa por comer de forma equilibrada, de acordo com as suas necessidades nutricionais, o que não significa de forma alguma comer sem gosto.

É possível seguir algumas directrizes e continuar a comprar alimentos saudáveis, ao invés de passar, devido à crise, para uma dieta de batatas fritas, queijo e massas, ou hambúrguer e cachorro quente. Compre fruta e legumes da estação, e ocasionalmente, substitua a carne por fontes de proteínas alternativas, como ovos e feijão.

A ideia que comprar alimentos frescos é demasiado caro está errada. De facto, comprar fruta e legumes da estação é bastante económico. Pode também aproveitar para comprar alguns alimentos em maior quantidade e assim poder ter a possibilidade de um “desconto de quantidade”.

Não deixe de visitar a Cerejafrutarias onde temos sempre grande variedade de produtos sempre frescos e temos sempre também um colaborador experiente pronto para ajudar na escolha mais acertada.

Melão

O melão é um fruto bastante refrescante e por esse motivo indicado para os meses de calor.


Fazer refeições só de melão o dia inteiro revigora, limpa o organismo e é indicado para o regime de emagrecimento.

Sabe que o melão ajuda, entre outros, em:
- Problemas de pele;
- Protecção da visão;
- Nível do colesterol;

Como contém quantidades razoáveis de Cálcio, Fósforo e Ferro, que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. Tem também vitamina A que protege a visão, vitamina C, que age contra infecções e Niacina, que combate problemas de pele. Por conter pectina e fibras solúveis, ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. Tem alto teor de bioflavonóides, que aumentam a resistência dos vasos sanguíneos e capilares, além de ser útil no fortalecimento do sistema imunológico.
O melão ajuda a normalizar a menstruação no inicio da menopausa pois activa a circulação.

 

Maduro, o melão é bom como calmante, diurético e laxante. É também recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite, cistite e infecções ginecológicas. Recomendado para regimes de emagrecimento, para diabéticos e hipertensos, pois, além de mineralizante e vitamínico, é pouco calórico. Sua polpa contém papaína, uma enzima excelente para uma boa digestão, pois ajuda na decomposição de proteínas. Além disso, contém peptidase e protease, que também ajudam na digestão dos alimentos. Rico em fibras, auxilia no esvaziamento dos intestinos e na eliminação de toxinas, sendo muito útil no combate à prisão de ventre. Os de polpa amarela são uma excelente fonte de vitamina A, ajudando na visão; e de vitamina C, que desempenha importante papel no sistema imunológico. As sementes contêm aminoácidos como lisina e histidina, sendo usadas em muitos países em substituição a amêndoas e pistaches. Devido à sua alcalinidade, deve ser ingerido antes das refeições. Tem muito potássio, (430 mg em 100g de polpa) sendo útil para as pessoas que eliminam muito potássio: pelo uso de diuréticos, pelo suor (atletas), ou pela perda de líquidos no caso de diarreias. Até sua casca contém potássio; por isso deve ser usada como adubo.
Valor nutricional por cada 100 gramas de melão (Cucumis melo):
- Calorias - 31 kcal
- Proteínas - 0,85 g
- Gorduras - 0,15 g
- Vitamina A - 2800 U.l.
- Vitamina B1 (Tiamina) - 30 mcg
- Vitamina B2 (Riboflavina) - 20 mcg
- Vitamina B3 (Niacina) - 0,55 mg
- Vitamina C

Não deixe de visitar a Cerejafrutarias onde temos uma grande variedade deste produto e temos sempre também um colaborador experiente pronto para ajudar na escolha mais acertada.
Fonte:
Texto – Wikipédia